Chef Manu Buffara prepara menu no Hospital Erasto Gaertner

Eleita a 21ª melhor chef na lista The Best Chef Awards, Manu participou do projeto “Divirta-se”, iniciativa da instituição de saúde que oferece cardápio temático à equipe

O acolhimento ao bem-estar proporcionado pela boa alimentação é também um dos caminhos que devem ser incentivados pela educação e pela informação. Tendo por base essa premissa em seu trabalho, a chef Manu Buffara visitou o Hospital Erasto Gaertner (HEG) na última sexta-feira (20/05) para participar do projeto “Divirta-se”, iniciativa da instituição de saúde que oferece refeições temáticas aos colaboradores. No HEG, ela pôde viver uma experiência inédita: pela primeira vez em um hospital, preparar um menu especial para os trabalhadores.

“A forma como é feita a comida abraça as pessoas que são servidas. E o projeto Divirta-se muda o ritmo e a rotina de quem está aqui, trazendo uma experiência diferente”, disse Manu, nascida em Maringá (PR), reconhecida internacionalmente pela riqueza de detalhes em sua culinária e por trabalhar a sustentabilidade econômica e ambiental em sua cozinha, sendo eleita a 21ª melhor chef na lista The Best Chef Awards.

“O ‘Divirta-se’ traz uma maneira da pessoa comer um alimento diferente. Está muito alinhado ao que eu acredito. As pessoas não sabem muito o que é o alimento, de onde ele vem, todo caminho que ele traça até ele chegar à nossa mesa. Então, muitas vezes, não entendemos o quanto é preciso para aquela família produzir, para o caminhoneiro que traz, pois ele tem um processo. O alimento tem esse poder, ele consegue fazer isso”, acrescentou. 

Ela ressaltou, ainda, a importância de se estabelecer uma atenção mais adequada durante as refeições. “Muitas vezes o tempo é nosso inimigo. Então você come de qualquer jeito, come na pressa, sabe nem o que você colocou. Seu cérebro não conseguiu entender esse momento. Por isso, digo que o significado hoje de alimentar-se é se sentar à mesa, é ter dignidade. É comer e prestar atenção no que está ingerindo”, acrescentou. 

Para a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Erasto Gaertner, a presença da chef Manu Buffara gerou encantamento e novas ideias de cardápios, como conta Mônica Batista de Sousa, que trabalha há 20 anos na cozinha do hospital, atualmente no cargo de encarregada da cozinha do HEG. 

“Os cozinheiros ficaram encantados com o cardápio, com a combinação das preparações, e já pensaram em novas propostas de reaproveitamento dos alimentos. Foi uma grande alegria cozinhar o cardápio da Manu Bufarra. O reaproveitamento dos alimentos foi sensacional, além de utilizar aqui no divirta-se tenho certeza que cada um levou de aprendizado para preparar em suas casas, com suas famílias. 

Mônica descreveu ainda detalhes desse cardápio que inspirou toda a equipe: “Um exemplo foi o feijão preparado com a abóbora cabotiá, que ficou saboroso e com uma consistência maravilhosa. Pela primeira vez foi preparado tomate assado, para ser servido com folhas verdes, molho de salsinha, queijo, castanha e alho, trazendo uma nova forma de preparação para a salada, deixando-a mais atrativa”. 

E ela continua. Lembrando e complementando, para dar mais água na boca: “O arroz cozido ao mesmo tempo com a beterraba, mantendo a consistência, o frescor da hortelã e do abacaxi com sagu de leite como sobremesa, o frango marinado no iogurte e assado com banana, além da farofa com talos de folhas, que foram utilizados em outras preparações. O foco da Manu é qualidade e diversidade, assim como a proposta do Divirta-se, e da nossa marca registrada de saudabilidade e sustentabilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s